Programa de Educação Fiscal




É um instrumento à disposição da sociedade que objetiva:
Sensibilizar o cidadão para a função socioeconômica do tributo;
Levar conhecimentos aos cidadãos sobre administração pública;
Incentivar o acompanhamento pela sociedade da aplicação dos recursos públicos;
Criar condições para uma relação harmoniosa entre o Estado e o cidadão.

Portanto o programa busca conscientizar a população sobre a importância dos cumprimentos das obrigações tributárias e no espírito crítico na finalização da correta aplicação dos recursos Públicos, como uma forma de exercício de cidadania.
Uma das atribuições municipais implicadas pelo convênio do PIT- PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO TRIBUTÁRIA  é a promoção de atividades envolvendo a Educação Fiscal e a inserção do tema nos conteúdos pedagógicos de forma transversal e que atinja toda a comunidade escolar. E com este objetivo em 2010 foi editada a LEI MUNICIPAL DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FISCAL (PEF), tendo as Secretarias da Fazenda e Educação como titulares da gestão. Outras leis de incentivo a emissão de documentos fiscais, como “NOTA CIDADÔ e “PREMIAGRO” e concurso entre os alunos para “ESCOLHA DO MASCOTE, REDAÇÃO E SLOGAN” do mesmo programa também foram implementadas no ano de 2011.
Mascote
 Neste mesmo ano a administração municipal nomeou os integrantes do Grupo de Educação Fiscal Municipal - GEFM, tendo com representantes da Secretaria da Fazenda, Educação e Saúde, além da APAE e Escola Estadual Comendador Eduardo Secco.
O diferencial do PEF em Sertão Santana é a criação de 8 Postos de Troca de documentos fiscais por cautelas, localizados em todas as regiões do município, que se dá por meio das Escolas, Biblioteca Municipal e APAE, proporcionando aos próprios alunos sua participação direta, e de contrapartida a Administração Municipal entrega por ano um Ar Condicionado Split a cada Posto pela cooperação com o Programa. Dessa forma é incentivada toda a comunidade escolar a manter ativas noções de cidadania e responsabilidade social. Práticas como conservação do patrimônio público, preservação do meio ambiente, qualidade de vida são intrinsecamente relacionados com o tema. O diferencial do PEF é a criação de 8 Postos de Troca de documentos fiscais por cautelas, localizados em todas as regiões do município, que se dá por meio das Escolas, Biblioteca Municipal e APAE, proporcionando aos próprios alunos sua participação direta, e de contrapartida a Administração Municipal entrega por ano um Ar Condicionado Split a cada Posto pela cooperação com o Programa. Dessa forma incentivamos toda a comunidade escolar a manter ativas noções de cidadania e responsabilidade social. Práticas como conservação do patrimônio público, preservação do meio ambiente, qualidade de vida são intrinsecamente relacionados com o tema.
A obtenção de 110 pontos no PIT no ano de 2012 elencou Sertão Santana entre os 10 municípios gaúchos com maior pontuação no Estado, e por consequência 3,16% do Índice de Participação Municípios (IPM) do ICMS se deve, quase que exclusivamente, desse esforço conjunto.
Através do incentivo do GEFM e da DEPET – Divisão de Promoção a Educação Tributária, órgão da Receita Estadual, dezenas de professores realizaram o curso  online “Disseminadores de Educação Fiscal” ministrado pela ESAF – Escola Superior de Administração Fazendária. Iniciativas como oficinas e palestras, também promovidas pela mesma parceria, vêm contribuindo para aprimorar e trazer melhores ferramentas  para a utilização em sala de aula.
Com a criação do Programa Estadual NOTA FISCAL GAÚCHA, o GEFM elaborou um calendário de palestras de modo a abranger as escolas com séries finais, Câmara de Vereadores e Empresários, divulgando e incentivando o cadastramento dos cidadãos, sendo que o município já conta com uma Lei Municipal que contempla as ações desenvolvidas para promover a Nota Fiscal Gaúcha.
O grau de envolvimento dos professores e alunos com o PEF foi tamanho, que para o ano de 2013 foi planejado e realizado I Seminário Regional de Educação Fiscal para continuar incentivando as boas práticas, divulgar o trabalho e perpetuar nesta geração, além de de outras que virão, a importância que o  cidadão tem na construção de sua comunidade como principal agente ativo no combate a sonegação e a correta aplicação dos recursos oriundos dos impostos pagos.
E desta forma, dia 12 de julho no Sport Club Esperança, aconteceu o 1° Seminário Regional de Educação Fiscal de Sertão Santana em parceria com a Receita Estadual contando com um ótimo público e excelente aproveitamento para futuras práticas envolvendo o tema. Cerca de 20 municípios se fizeram presentes por meio de professores, agentes de fiscalização e secretários municipais, que objetivam a implantação do projeto ou reestruturar ações existentes e principalmente viabilizar a troca de experiências.
Foram apresentadas  cinco palestrantes abordando enfoques diferentes do tema. Primeiramente o Sr Sergio Teifke abriu o evento agradecendo a presença de todos, dos professores e alunos, ressaltando a importância do assunto, na sequência o Agente Fiscal do Tesouro do Estado (AFTE) e Coordenador da APET, Sr.  Claudio Graziano Fonseca  falou sobre o papel do Estado do RGS quanto a Disseminação das Boas Práticas de Educação Fiscal e a parceria firmada com os municípios, Sr. Carlos Tochetto – Agente Fiscal do Tesouro do Estado e Delegado Da 2ª DeFaz Canoas, também elogiou a iniciativa inédita na região e reinterou o apoio da sua equipe. Também contribuíram neste momento a Sra. Aline Deleski – Secretaria da Fazenda e Planejamento e demais autoridades presentes.
O Grupo de Educação Fiscal Municipal relatou as atividades desenvolvidas desde 2011 e os resultados alcançados pelos esforços empreendidos conjuntamente com a rede de ensino municipal e estadual, culminando na décima colocação entre todos os municípios do estado para os pontos do Programa de Integração Tributária – PIT no ano de 2012 . Também os municípios de Cerro Grande do Sul e Mariana Pimentel apresentaram um breve histórico das atividades com Educação Fiscal em suas cidades.
            O ponto alto do Seminário foram as apresentações das escolas estreladas por um grande número de alunos de todas as Escolas Municipais e a Es. Estadual de Ens. Médio Com. Eduardo Secco. Um grande número de peças teatrais, músicas, paródias e filmes foram contemplados pelo público presente que reconheceu o esforço e dedicação de todas as nossas comunidades escolares. 
Foram confeccionadas belíssimas maquetes sugerindo cidades bem administradas com o devido emprego dos impostos e outras cidades retratando o descaso e a falta de investimentos e estrutura. Cada escola contou com um estande para mostrar os projetos, trabalhos e jogos pedagógicos dos alunos, os quais foram conduzidos por professores engajados e comprometidos com uma sociedade mais justa, consciente e responsável por suas atitudes.
No ano de 2014 foi implementada outra ação pertinentes ao PIT, que é a  Turma Volante Municipal – TVM. Isto só foi possível com a nomeação do Fiscal Tributário -  Diego Chamorro dos Santos e o treinamento específico ministrado pelos Fiscais da Receita Estadual para os demais componentes que são Agente Administrativo Cristina Pellegrini Barbieri e a Auxiliar Administrativo Soeli Maria Ambos. A TVM foi instituída para complementar as ações do Programa de Educação Fiscal e combate a sonegação fiscal.
Ao longo do ano de 2014 foi firmada uma parceria com o CRASS - Centro de Referência Assistência Social, através da Oficina Da Sra. Vera Ruskoswski e Vanessa Robe para confecção do mascote “Ser Notinha” em pelúcia   para ser utilizado nos sorteios entre os alunos da rede municipal de ensino.
Atualmente estamos buscando dar continuidade com as atribuições desta importante iniciativa e melhorar os canais  de  comunicação acerca  da administração pública bem como os serviços prestados e o controle social.
                                                                                             
Cristina Pellegrini Barbieri
Agente Administrativo


Nenhum comentário:

Postar um comentário